fbpx

Artigo

A importância dos espaços em branco no Visual Law

espaço-em-branco-peticoes

Você sabe qual a importância dos espaços em branco no Visual Law? Sabia que eles são um elemento visual essencial na diagramação de documentos jurídicos? Já adiantando, os espaços em branco são um dos principais elementos visuais manipulados por um designer na hora de formatar o documento jurídico.

Mas,  o que é diagramação?

A diagramação é o recurso usado pelo Design Gráfico para organizar e expor informações em um documento, ou seja, é usado para facilitar a compreensão do público alvo por meio da organização dos elementos na página, sendo fundamental em blogs, revistas e jornais. Não é de se imaginar que se torna essencial também para o mundo jurídico, principalmente nas petições.

Um dos pontos fundamentais para se obter uma boa diagramação é respeitar os espaços em branco, pois com o uso correto, o leitor vai poder visualizar as informações disponibilizadas em cada bloco, sem gerar confusão visual.

O que são os espaços em branco, então?

Os espaços em branco são recursos visuais que ajudam a tornar a diagramação mais acessível e “limpa”, também chamados de white space ou negative space. Dentre os tipos existentes, dois são fundamentais, os micros espaçamentos e os macros espaçamentos.

O micro espaçamento é tudo aquilo que é dividido por linhas, parágrafos e internos à blocos de informação. Já o macro espaçamento é aquele que é dividido por bloco de informações externos aos componentes.

Utilização dos espaços em branco no Visual Law

Na seção da qualificação das partes, por exemplo, podemos ter o seguinte:

Neste caso, o espaçamento entre os retângulos do autor e do réu se trata do macro espaçamento. O espaçamento entre o titulo “Autor” e e sua qualificação se trata do micro espaçamento, bem como o do “Réu” e sua respectiva qualificação.

Por que você deve usar os espaços em branco?

Os principais motivos, são:

  • Hierarquia
  • Semelhança e proximidade
  • Respiro
  • Leiturabilidade
  • Padrão

Os espaços em branco ajudam a hierarquizar as informações de acordo com a semelhança ou disparidade de informações. O que isso significa? Que se cria proximidade ou distancia a depender da relação do que se quer apresentar.

Com o espaçamento, também se cria um intervalo para o advogado, juiz, ou qualquer pessoa que esteja lendo a petição poder respirar durante a leitura. Afinal, ler um texto sem pausas se torna extremamente cansativo, prejudicando a retenção de conteúdo.

A leiturabilidade ou legibilidade é a melhor absorção do conteúdo com um fluxo de leitura adequado, dessa forma, se não ocorrer o devido respeito aos espaços em brancos, corre-se o risco de resultar em uma petição confusa e de difícil interpretação.

O padrão por sua vez, é o respeito e o uso continuo de um mesmo espaçamento na petição, com isso se trará uma leitura agradável aos olhos, de fácil entendimento.

Afinal, qual a importância do uso de espaços em branco no Visual Law?

O uso, como mencionado, é fundamental para um bom entendimento e acabamento visual da petição, por facilitar o entendimento e visar a retenção total do conteúdo. Demostra, além desses fatores, conhecimento e apresenta já de antemão uma organização do documento, por meio de uma apresentação que dificilmente gerará ambiguidade ou dúvida.

Assim, podemos concluir que quando se faz uma petição ou qualquer outro documento, deve-se colocar o conteúdo que se assemelha ao outro mais próximo deste, como no exemplo anterior, se em uma parte vai ser feita a qualificação das partes, tanto ativa como passiva, ambos devem estar próximos, ou seja, o bloco que contém as informações daquele, com o devido espaçamento, semelhança e proximidade, deve estar próximo do bloco que contém as informações deste. Ademais, as informações devem respeitar os espaços em brancos, visando facilitar o entendimento de quem está lendo a petição.

Ao seguir essas regras seus documentos com Visual Law ficarão muito mais eficientes.

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!