fbpx

Artigo

Agregue valor aos seus serviços com Visual Law

assorted silver and gold colored coins on gray surface

Em um mercado que está ficando cada vez mais concorrido, se torna fundamental se destacar, na sua área de atuação. Apresentar um diferencial é um ponto relevante para se realçar e agregar valor aos serviços prestados. Na área jurídica essas afirmações não fogem à regra, se você quer atrair a atenção de clientes, deve usar das ferramentas ao seu alcance, e aqui, uma das principais ferramentas é o Visual Law

Como agregar valor aos serviços com Visual Law?

O Visual Law é uma subárea do Legal Design, que usa da aplicação de recursos em documentos jurídicos, combinando elementos visuais e textuais para inovar na argumentação. Seu objetivo é facilitar a captação e retenção de informação jurídica.

Os objetivos do Visual Law cumprem uma das grandes necessidades do mercado jurídico: tornar-se útil. Assim, escritórios e advogados com a capacidade de apresentar e entregar documentos para os seus clientes de modo que eles compreendam de fato o conteúdo do serviço, agrega valor ao serviço jurídico. 

Manual do cliente aplicando o Visual Law.
Manual do cliente elaborado para o escritório Tupinambá Advogados (Rio de Janeiro – RJ) aplicando as técnicas de Visual Law.

O Visual Law pode ser aplicado de maneiras simples, como o uso de ícones, ou de maneira mais detalhada e profunda, como o uso de infográficos e linhas do tempo, o que importa aqui, é usar a ferramenta para garantir a empatia e deixar o documento mais compreensivo para quem vai lê-lo. 

Com o uso de recursos gráfico as peças jurídicas tornam-se acessíveis, garantindo que um maior número de pessoas compreenda, diminuindo o tempo exorbitante gasto na leitura e releitura e aumentando a compreensão e convencimento dos elementos do documento, tornando-os mais usuais, claros e acessíveis. 

Mas como assim agregar valor aos serviços?

Fato é que todos os escritórios e qualquer profissional na área jurídica precisa produzir documentos escritos para os clientes, juristas ou simplesmente para fazer marketing, e se em vez de simplesmente apresentar um documento em texto corrido, se agregar dados por meio de tabelas ou destacar alguns pontos com ícones? Isso já faria uma grande diferença! 

Por exemplo, um escritório é contratado para elaborar uma minuta contratual para a empresa ABX Comércio Ltda, ao invés de entregar apenas um documento simples no Word, eles decidem entregar a minuta com Visual Law, além de transformar esse contrato que antes provavelmente iria exigir uma leitura cansativa e comum, será entregue um documento mais claro e interativo, trazendo um grande destaque para a empresa. 

A oferta de serviços com Visual Law agrega valor o serviço prestado.
Contrato formatado com Visual Law para o cliente do escritório Aramizo Advogados (Uberlândia – MG) com técnicas de Visual Law, como fluxograma e tabela.

A aplicação do Visual Law aumenta a percepção de qualidade por parte dos clientes de advogados. O acabamento visual e a fácil compreensão do conteúdo valorizam todo o trabalho técnico depositado pelo profissional, por exemplo, ao redigir uma minuta contratual para o seu cliente. Além de destacar este profissional, este incremento de percepção de valor pelo cliente possibilita inclusive que o advogado aumente o preço cobrado pelos serviços prestados.

Como começar a agregar valor aos serviços com Visual Law?

O Visual Law pode ser aplicado em qualquer serviço jurídico, desde que usado com moderação e disciplina, ou seja, visando como foco o usuário final do documento. 

Para facilitar é possível se basear nos padrões. Vale consultar os Legal Design Pattern, que constitui uma documentação que descreve diversas soluções recorrentes de Legal Design que foram testadas pela comunidade com sucesso. Atualmente foram catalogados 19 padrões de design, que podem ser aplicadas de maneira a agregar o documento, como já ressaltado, desde que faça sentido e seja usado com as devidas precauções.

O uso desses elementos traz uma série de benefícios, sendo um dos principais o ganho da produtividade do profissional.

Finalizando, podemos concluir que a prestação de serviços com Visual Law além de deixar o seu documento mais apresentável e agradável, também vai facilitar a compreensão, diminuindo um grande problema, que é tornar os termos técnicos e jurídicos descomplicados e visuais. Com isso, o seu escritório irá agregar valor aos seus serviços, por possuir um diferencial. Se quiser acelerar este processo, aqui na KLSN possibilitamos esse modelo de terceirização, ou seja, você se preocupa com o conteúdo e a KLSN adiciona ao documento os elementos de Visual Law, garantindo que toda a qualidade de conteúdo gerada por você seja devidamente percebida pelos seus clientes e demais atores do cenário jurídico. Se quiser saber mais clique aqui.  

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!