fbpx

Artigo

Benefícios e aplicação dos Legal Design Patterns

small judge gavel placed on table near folders

A ideia por trás dos padrões é que para ser um padrão, uma solução não basta ser recorrente, mas precisa ser também uma solução eficaz para os problemas levantados. Além disso, convém que sua dinâmica e as consequências positivas e negativas de sua aplicação sejam apresentadas.

O principal benefício da aplicação dos Legal Design Patterns é o ganho de produtividade do profissional, já que diversas etapas podem ser resumidas ou até eliminadas em projetos de Legal Design.

Outra consequência interessante da definição de um padrão é a possibilidade de relacionamento com outros padrões, decorrentes ou complementares ao padrão apresentado. Assim, não precisamos inventar tudo do zero, novas soluções podem surgir de padrões já existentes, e, se essas novas soluções derem certo, novos padrões podem ser incorporados.

Além disso, outra vantagem do uso dos padrões é que, ao serem adotados pela comunidade, se cria um vocabulário compartilhado que facilita a comunicação entre os profissionais e o público externo. Isso facilita a colaboração entre designers e a promoção do Legal Design na sociedade.

Por fim, com a adoção de padrões, a formação de legal designer se torna mais fácil e técnica. Facilitando sua inclusão em currículos de graduação e afins da área jurídica.

Segundo a LegalDesingPatterns.org, a adoção dos Legal Design Patterns:

  • Aumenta a produtividade do legal designer
  • Possibilita a evolução e aprimoramento dos padrões
  • Facilita a colaboração entre profissionais
  • Consolida a disciplina de Legal Design como área de estudo do Direito.

Padrões podem ser mais específicos ou gerais, a depender do contexto e problemas que se coloca a resolver, mas sempre são abstratos e podem ser aplicados em variadas situações concretas que se incluam no contexto apresentado.

Cabe esclarecer que os Padrões de Legal Design constituem uma referência profissional e não a solução em si. A partir do conhecimento dos padrões, o legal designer deve avaliar o contexto e o problema concreto que pretende resolver, adaptando os padrões abstratos para a sua realidade concreta.

Uma advertência importante: um padrão é uma solução abstrata para um problema, aplicar o padrão onde o problema não existe pode gerar consequências muito negativas. Não é porque o profissional domina um padrão que ele deverá ser utilizado em todos os projetos. Cada padrão terá suas consequências negativas e é de responsabilidade do profissional ponderar os riscos de sua utilização.

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!