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Começando no Visual Law: com quais documentos começar?

Você está começando no Visual Law agora? Neste artigo vamos entender por onde começar a adequar seus documentos jurídicos.

O Visual Law é a combinação de elementos visuais e textuais usados para facilitar a compreensão e substituir textos cansativos, melhorando a comunicação, sendo uma área do Legal Design. Ele pode ser utilizado em qualquer documento com o objetivo de esclarecer os fatos e chamar a atenção do leitor, desde que seja observado a sua aplicação, evitando o uso exagerado de elementos visuais e a “poluição”. 

Na área jurídica é aplicado principalmente em petições, contratos, termos de uso e no marketing jurídico, visando a adequação do conteúdo e o formato visual, otimizando assim o tempo e aumentando os ganhos do profissional jurídico.  

Como começar?

Antes de iniciar a aplicação, se torna fundamental realizar um estudo para identificar o que pode ser mudado e adaptado para o Visual Law. Assim, fazer um protótipo dos documentos e realizar um teste é o diferencial de destaque nessa área, sendo possível coletar a opinião dos clientes e realizar os ajustes necessários. 

Dessa forma, com a experiência adquirida, algumas práticas podem ser replicadas em novos documentos, economizando tempo e recursos com a realização de futuros testes. Aqui na KLSN, por exemplo, já temos essa experiência e sabemos avaliar e aplicar com eficiência os elementos visuais nos mais diversos documentos jurídicos, mas sempre que um novo desafio aparece, a etapa de prototipação e teste é fundamental. 

O primeiro passo no Visual Law: ícones

Os ícones são mecanismos que podem ser usados a favor do que se quer demonstrar, possibilitando um maior entendimento e interação do documento. São fáceis de serem aplicados, uma vez que basta a imagem estar relacionada com o tema que se visa apresentar, facilitando a localização de determinado assunto e a sua interpretação. Por exemplo, se vai apresentar o prazo de prescrição em uma peça, uma boa forma de chamar a atenção do magistrado é utilizando o ícone do relógio. 

Ressalta-se que pode ser utilizado em qualquer documento, desde que observado o momento mais adequado, sem exagerar e garantindo consistência. Se quiser saber mais sobre o assunto escrevemos um artigo sobre isso.

Se está começando no Visual Law, aposte nos contratos

O uso em contratos facilita o entendimento para as partes contratantes, podendo ser usado desde ícones, para facilitar e evidenciar informações no documento, até  fluxogramas – representações visuais esquematizadas que ilustram um procedimento – para a explanação da execução do contrato, a aplicação de multas etc. Nossa sugestão é começar pelo contrato de honorários. Confira o exemplo abaixo:

O contrato de honorários é um ótimo ponto de partida para trabalhar com o Visual Law. Documento criado para o escritório Felix Advocacia.

Para começar destaque os elementos mais importantes do contrato, você pode começar dando enfoque para as partes do processo e cláusulas relacionadas a dinheiro, como pagamento e multas. Afinal, esses são os elementos mais procurados e de interesse do contratante.

Com a prática, você pode arriscar a incluir cores e ícones em outros elementos, mas cuidado com a poluição visual e a infantilização do documento. Em seguida você pode passar para outros documentos mais complicados, ainda no âmbito extrajudicial.

Aplique Visual Law em petições

Fato é que as demandas do Poder Judiciário sofrem com a escassez de tempo. Existe um excesso e acúmulo de processos na maioria da varas judiciais, assim, tornar o papel da análise da petição mais clara e objetiva para o magistrado se torna essencial. 

Aqui é necessário um pouco mais de cuidado. Estamos lidando com um ambiente formal. Tanto a linguagem como a estética formal devem ser respeitados. Mas isso não significa que recursos visuais não possam ser utilizados. Assim como nos contratos, eles também são muito bem vindos.

Com o uso do Visual Law, o magistrado poderá visualizar melhor a argumentação apresentada, com maior chance de persuasão e credibilidade. Por exemplo, se é necessário narrar algum fato, o uso de um infográfico torna a compreensão mais objetiva, já que é uma ferramenta usada para demonstrar informações através do uso e da combinação de imagens, textos e outros elementos gráficos.

Na petição a seguir é notável como o uso dos ícones e caixas de textos torna a compreensão e visualização melhor, facilitando o processo de entendimento de quem está lendo. 

Petição de Exceção de pré-executividade fiscal do escritório Aramizo Advocacia.

A utilização da linha do tempo também se mostra fundamental para esclarecer os fatos da tese de prescrição do crédito. Tudo foi inserido sem gerar poluição visual. Além disso, ler uma petição assim é muito mais confortável do que simplesmente texto.

Uma dica importante: nunca comece a utilizar o Visual Law em petições se você não domina suas técnicas e padrões. Se necessário, contrate especialistas para lhe auxiliar neste conjunto de documentos.

Visual Law como instrumento para o marketing de conteúdo

Ao dominar o Visual Law você já está apto a extrapolar a barreira do jurídico e começar a utilizar seu domínio da edição gráfica em peças de caráter publicitário. Neste artigo comentamos sobre a publicidade jurídica. Nesta etapa recomendamos que você já não esteja mais começando no Visual Law, e sim, que já domine sua aplicação, afinal, aqui os recursos visuais serão explorados ao extremo.

A principal forma de utilizar o Visual Law no marketing jurídico é por meio da estratégia de marketing de conteúdo, ou mais conhecida como inbound marketing, nesta estratégia, ao invés de ir atrás do cliente, você vai realizar ações que atraiam o interesse, para que ele vá atrás dos seus serviços, utilizando ferramentas de instrução e conteúdo informativo. São exemplos de formas de uso do inbound marketing a publicação de artigos, a postagem de conteúdo em redes sociais e as realizações de palestras e eventos. 

Suponhamos que um escritório deseje levar seu público para o seu site, onde se tem mais espaço e recursos para a comunicação e conversão. Para isso é preciso chamar a atenção deste público. Podemos fazer isso com a da apresentação de um infográfico. Esse documento poderá ser distribuído para todos aqueles interessados, com isso se alimenta um funil de relacionamento com o cliente.

Infográfico criado para o escritório MASM, para divulgação de notícia jurídica para interessados.

Observe que o infográfico utilizado possui bem mais capacidade de captar a atenção do leitor, já que foi feita uma combinação de caixas de textos e imagens relacionadas ao assunto em questão, despertando a curiosidade de uma pessoa que está navegando em sua rede social, por exemplo, levando-o até o seu site.

Assim, aplicando o inbound marketing com o uso dos meios adequados, é possível conquistar e atrair clientes por meio da apresentação eficaz de uma informação, usando de elementos visuais que destacam e geram interesse para o seu material. 

Um comentário final

Neste artigo apresentamos alguns documentos criados pela nossa equipe e que servem de inspiração para você que está começando no Visual Law. O Visual Law pode ser aplicado em qualquer documento, desde que você tome as devidas precauções e cuidados. No nosso curso de Legal Design abordamos todos esses cuidados que devem ser adotados. Aqui vale a inovação, desde que seja eficiente para a comunicação do seu escritório.

Se quiser acelerar esse processo com segurança a KLNS oferece os serviços de Formatação Visual Law, um serviço super acessível para pequenos e grandes escritórios. Fale com a gente para saber mais.

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