fbpx

Artigo

Como o Legal Design e o Visual Law estão mudando as práticas jurídicas?

Contrato com visual law

O Legal Design foi proposto pela professora Margaret Hagan, da Faculdade de Direito de Stanford (EUA), e consiste na correlação entre o design, a tecnologia e o Direito. É uma ferramenta inovadora, que aprimora documentos legais, serviços e relações. O Legal Design tem como foco a resolução de problemas pela parte final, seja ela o juiz, o cliente, ou outros.

Muitas pessoas confundem o Legal Design com o Visual Law. A diferença entre eles é o fato de o Visual Law ser um dos tópicos do Legal Design, e este tópico consiste na utilização de técnicas e elementos visuais e de linguagem, para facilitar a comunicação e o entendimento nos documentos jurídicos.

áreas do legal design

Ao lado do tópico Visual Law, vemos outras ferramentas do Legal Design como a simplificação da linguagem (plain language, detox law), utilização de tecnologia da informação e design de serviços. Além desses, existem vários outros tópicos igualmente importantes.

Em 1986 foi feita uma pesquisa pela Universidade de Minnesota (EUA), onde foi concluído que documentos com recursos visuais são até 43% mais persuasivos. Naquela época o Legal Design e o Visual Law já se mostravam importantes no meio jurídico. Voltando aos tempos atuais, em 2020 no Brasil foi feita uma pesquisa com 153 juízes federais, onde 43,8% dos entrevistados aceitam elementos visuais nas peças.

O Legal Design e o Visual Law estão mudando as práticas jurídicas. Isso ocorre pois documentos com essas ferramentas tendem a possuir menos argumentações genéricas e palavras do “juridiquês” com frases prolixas. Atualmente vários clientes, principalmente grandes empresas, exigem que as peças sejam formatadas com Visual Law. Eles perceberam que houve mais facilidade de comunicação e entendimento, e a credibilidade da empresa aumentou significativamente no mercado.

Mas afinal, como o Legal Design e o Visual Law mudam, de fato, as práticas jurídicas?

  • Documentos inteligentes, com ícones, infográficos, imagens e elementos visuais que facilitam o entendimento do destinatário final;
  • Peças visualmente atrativas, produzidas com a identidade visual da empresa, causando maior credibilidade e seriedade;
  • Celeridade processual, pelo fato de os juízes terem acesso mais rápido às principais e mais importantes informações do documento;
  • Maior transparência nos dados apresentados, gerando mais confiança na relação entre empresa e cliente;
  • Inovação e uso de tecnologia em documentos, como QR codes, links, vídeos, etc;
  • Agilidade na análise de documentos por parte do destinatário final.

Não há dúvidas de que o Legal Design e o Visual Law trazem benefícios para quem utiliza suas práticas. E para começar a adotá-las, é fácil: basta acessar nossos cursos da KLSN e tornar-se um especialista! Mas caso opte por terceirizar o serviço, otimizando assim o seu tempo, oferecemos formatação Visual Law personalizada para qualquer tipo de documento jurídico. Confira aqui.

E por fim, temos também nossos modelos prontos e editáveis no nosso site de Modelos Visual Law.

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!