A Justiça do Trabalho em Mato Grosso inaugurou esta semana sua unidade em ambiente totalmente digital. Sediada fisicamente na cidade de Colíder, no interior do Estado, a vara do trabalho apostou na mais nova inovação tecnológica do momento: o Metaverso.
O Metaverso consiste em um universo online 3D, onde pessoas criam seus avatares e podem interagir virtualmente de diversas formas. O universo permite que os usuários trabalhem, estudem, joguem e socializem em ambientes 3D na Internet.
A primeira sessão da Justiça do Trabalho de Colíder no Metaverso permitiu que os convidados acessassem a maquete 3D do prédio físico. Ao entrarem, os participantes passaram desde a recepção até sala de audiência. O tema deste primeiro evento virtual foi uma palestra sobre segurança do trabalho.
Os eventos realizados no Metaverso permitem que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem o ambiente, o que traz grande benefício quando se trata de tempo e deslocamento.
O Jornal Nacional noticiou o evento, onde a repórter entrevistou a juíza Graziele Cabral Braga de Lima, que liderou o projeto. De acordo com Graziele, o intuito é passar a ideia de que o ambiente jurídico está com as portas abertas não só para conflitos, mas para que as pessoas conheçam e se aproximem do Poder Judiciário de uma forma pedagógica, mas sem perder a essência.
“Não vão ser realizadas audiências, não vão ser proferidas sentenças, despachos, nada. É um projeto pedagógico mesmo, para que a gente conheça e vá se aproximando. Mas pode ser que, daqui a alguns anos, haja uma necessidade de se realizar uma audiência no mundo virtual, pelo Metaverso”, explica Gaziele.
Com o uso de um óculos virtual a imersão no Metaverso é ainda melhor, pois permite que o usuário veja o ambiente em 360º graus. Mas também é possível acessá-lo pelo computador ou celular.
Uma das participantes do evento foi a advogada trabalhista Claudia Aquino. Exercendo a profissão há 20 anos, ela acredita que a tecnologia deva ser mais explorada.
“Nós já estamos com um projeto também de implantação do Metaverso no nosso escritório. Eu particularmente gostei muito e acho que é muito útil. Vai ser cada vez mais ainda”, afirma Cláudia.
A inovação tecnológica vem crescendo cada vez mais no meio jurídico, e é de suma importância estar atento a estas mudanças. É possível que futuramente o Metaverso seja usado em diversas áreas do Poder Judiciário. Você não vai querer ficar por fora, não é mesmo?
Siga nossa página no Instagram @klsn.brasil e acompanhe nossos artigos e notícias sobre Direito e Tecnologia.