fbpx

Artigo

O que é Visual Law?

Já parou para pensar de que forma a prestação dos serviços jurídicos é feita por advogados, juízes e tribunais? O que é o Visual Law? Como ele pode te ajudar na prestação dos serviços jurídicos?

A atividade jurídica é intangível, o resultado da prestação dos serviços é a tutela de direitos, que no máximo, se materializam em documentos, como contratos, petições, pareceres, decisões, etc.

É exatamente por meio destes documentos que clientes e jurisdicionados avaliam o serviço jurídico.

Hoje o Design da Informação e mais precisamente o Design Gráfico nos oferecem inúmeros recursos que permitem construir documentos muito mais interessantes e eficientes.

O Visual Law é o campo de estudo do Legal Design que aplica recursos do Design Gráfico em documentos jurídicos.

Comunicado com Visual Law.
Comunicado de andamento processual utilizando Visual Law, especificamente uma barra de progresso para ilustrar para o cliente o progresso processual.

Através da correta composição de elementos textuais e visuais em um página, o legal designer é capaz de produzir documentos muito mais adequados aos tempo atuais.

Ao se utilizar de imagens e ícones, o legal designer facilita a compreensão e memorização de informações, e dá mais credibilidade e persuasão para os seus argumentos.

Linha do tempo com Visual Law.
Página de um petição de Embargos à Execução Fiscal utilizando Visual Law. Contém uma linha do tempo para elucidar os fatos que justificam a extinção do crédito tributário.

Diversos estudos na área da Semiótica revelam que o uso de símbolos, como ícones ou imagens, aumenta a capacidade do usuário de entender uma mensagem. Isso  favorece seu aprendizado, ou, a depender da situação, torna a argumentação mais persuasiva.

Além dos princípios básicos de Legal Design, o Visual Law adota algumas diretrizes fundamentais, que podemos sintetizá-las da seguinte forma:

  • Adequação de linguagem: a linguagem do documento deve ser adequada ao grau de entendimento do usuário.
  • Argumentação visual: a linguagem textual deve ser complementada com informação visual que auxilie a compreensão do usuário.
  • Equilíbrio da composição: a disposição dos elementos em uma página deve ser esteticamente agradável, deve-se evitar excessos para não gerar poluição visual na composição.

Assim, fica claro que para a aplicação do Visual Law é necessário que o legal designer domine conceitos do Design Gráfico, como diagramas, gráficos, aplicação de imagens, etc. já que isto é necessário para o planejamento visual da solução. Recomenda-se, inclusive, que o legal designer domine algumas ferramentas para a produção dos documentos, porém a execução do projeto pode ser delegada para designers gráficos.

Resumo de sentença com Visual Law.
Resumo de sentença judicial utilizada pela 13ª Vara do Trabalho de Fortaleza – CE. A peça utiliza elementos visuais, como as cores, para destacar as informações relativas ao Reclamante (verde) e Reclamado (laranja).

É Importante destacar que um documento jurídico não é uma peça publicitária, e, portanto, definitivamente não deve se assemelhar com uma. A utilização do Visual Law visa apenas aprimorar os documentos jurídicos, adequando-os ao perfil de seus usuários e gerando mais valor para a atividade jurídica.

No campo do Visual Law várias aplicações já foram testadas e validadas pela comunidade de Legal Design, grande parte desta práticas já foram incorporadas aos Legal Design Patterns, incluindo Fluxogramas, Iconografia, Gráficos de barra e de setor, além de padrões para o contexto da diagramação.

Como começar a aplicar o Visual Law

Já comentamos que para aplicar o Visual Law é importante dominar as técnicas do Design Gráfico. Dominar a teoria das cores, a tipografia (uso das letras), o uso de imagens e as técnicas de diagramação é importantíssimo. Para iniciantes a sugestão é começar aos poucos.

Escolha uma ou duas cores e comece a incluí-las em suas petições. Nada muito exagerado. Comece pelos títulos ou informações que mereçam destaque. Com o tempo tente acrescentar detalhes como ícones ou formas que valorizem o seu trabalho.

Existem vários programas profissionais que permitem a criação de designs incríveis. Mas no próprio Word dá para fazer muita coisa. A maioria dos documentos desse artigo foram feitos neste editor. Existem editores gratuitos que possibilitam designs incríveis sem muito conhecimento, o mais famoso é o Canva.

Iniciar a prática com documentos mais simples, como procurações ou contratos de honorários são a melhor opção para começar a ver os resultados na prática.

Procuração com Visual Law.
Procuração criada com técnicas de Legal Design e Visual Law. Além de uma linguagem simples e didática a peça utiliza as cores para destacar os tópicos da peça.

Com o tempo você adquire segurança para aplicar as técnicas de Visual Law em documentos mais complexos, como petições judiciais ou contratos mais extensos. A partir daí é só soltar a criatividade e o bom gosto.

E você, já pensou como pode utilizar as técnicas de Visual Law em seus documentos jurídico?

Nós temos um serviço de diagramação de documentos jurídicos com Visual Law, para saber mais clique AQUI.

Se gostou compartilhe com os colegas!

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!