O Graphic Advocacy Projetc é um projeto de Legal Design fundado por mulheres e tem como principal tema o Legal Design.
Trabalhamos com advogados e comunidades para criar recursos jurídicos criativos que envolvam, informem e mobilizem .
Graphic Advocacy Project
A entidade é situada em Nova York e o principal destaque é a utilização de ilustrações e histórias em quadrinhos em suas peças.
Essa equipe utiliza processos de design colaborativos e informados pela comunidade afim de promover o envolvimento coletivo e produzir soluções mais eficazes.
Se você ainda não conhece sobre Legal Design ou quiser se aprofundar nesta prática nós temos um curso disponível sobre isso, é só clicar aqui para conferir.
Um dos pontos interessantes é que este projeto de Legal Design foi fundado por mulheres, sendo até hoje dirigida exclusivamente por mulheres. Atualmente, a iniciativa tem como presidente a advogada e cartunista Hallie Jay Pope, com uma equipe multidisciplinar de advogadas, UX designers e conta com a participação de Margaret Hagan, uma das principais referencias do Legal Design no mundo.
Utilizar elementos visuais para incrementar o poder de peças e recursos jurídicos é fantástico. A proposta deste projeto é fomentar o entendimento e a mobilização social com serviços acessíveis para comunidades dos Estados Unidos. Proposta bem parecida com a da KLSN.
Assim como ela acreditamos que o Direito tem um papel fundamental na vida de muitos, e o Legal Design é o caminho mais assertivo para consolidar esse papel, e nada mais justo do que democratizar o acesso destas práticas a todos os advogados e atores públicos.
Se assim como a gente, você gosta de Legal Design vale acompanhar este projeto. Você pode acessar o site do projeto clicando aqui.