fbpx

Artigo

Utilizando QR Codes em peças jurídicas

Neste artigo vamos trabalhar com o um Legal Design Pattern denominado QR Code, aprendendo a como utilizar QR Codes em peças jurídicas.

O padrão QR Code é utilizado para indicar referências externas contidas em um documento físico ou digital. Consiste na inclusão de um código barramétrico bidimensional no documento, que, ao ser escaneado por aparelhos celulares, direciona o usuário à um documento externo. Conforme exemplo abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O QR Code, acrônimo de Quick Response Code, é um padrão de códigos de barras patenteadas pela Denso-Wave, porém de uso aberto, não sendo necessário o pagamento de licença ou indicação de atribuição.

Sua principal vantagem em relação a outros códigos de barra é a capacidade de armazenamento e a correção de erros. Mesmo que parte do código esteja ilegível ou danificada é possível sua intepretação por dispositivos de leitura.

Sua criação obedece uma série de parâmetros estipulados por entidades de normalização, porém, seu conhecimento é dispensável, já que inúmeros sites oferecem o serviço de criação de QR Codes de forma gratuita, possibilitando a exportação do código em formato de imagem (jpg, png, svg, etc.), que facilmente podem ser incorporados no documento.

Atualmente o QR Code é muito utilizado para incluir vídeos, áudios e outros recursos multimídia em peças judicias, contendo, por exemplo, uma exposição oral da tese pelo advogado, auxiliando o julgador na análise do processo.

Apesar de comum, alguns usuários não dominam sua utilização, sendo recomendado a indicação do modo de uso. Além disso, para fins de usabilidade, recomenda-se a inclusão de um Link externo para o conteúdo, bem como a indicação de um endereço de acesso, conforme exemplo abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para fins de diagramação, é recomendado que o QR Code seja aplicado em uma Coluna de suporte, conforme ilustração abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O QR Code auxilia a usabilidade do documento, acelerando o acesso a referências externas do documento cujo acesso se dê pela Internet. Ele pode ainda ser configurado para acessar outras aplicações do dispositivo do usuário ou armazenar informações, como a inclusão de um cartão de contato (Vcard) que é imediatamente transferido para o celular do usuário após a leitura. Estes serviços normalmente estão disponíveis no geradores de QR Code de forma gratuita. Para documentos como apresentações e propostas comerciais este recurso é interessante.

Uma possível desvantagem para a utilização do QR Code é a limitação oferecida por alguns celulares, que não dispõem da função, exigindo do usuário a instalação de aplicativos, o que pode lhe gerar frustração.

Como aplicar o QR Codes em peças jurídicas na prática

Para utilizar o padrão existem vários sites gratuitos que disponibilizam a geração de QR Codes, um dos mais utilizados é o QR Code Generator. Neste site basta selecionar a opção URL:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em seguida basta inserir o link do site, video ou outro recurso que esteja hospedado na Internet. Para finalizar é só apertar o botão “Download” no canto inferior direito da página:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Basta aguardar o site renderizar o QR Code e logo ele será automaticamente baixado.

Para inseri-lo em um documento do Word basta arrastar o arquivo para a página:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bem, para manipular a imagem no documento é possível selecionar a opção “atrás do texto”, assim a imagem pode ser livremente movimentada pela página. Para acessar essa opção basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dessa forma inserimos nossos QR Codes em peças jurídicas diversas, como contratos, petições judiciais, administrativas, etc. É só usar a criatividade e o bom senso.

Para saber mais sobre este e outros padrões de Legal Design acesse o site: Legal Design Patterns

No curso Legal Design: Teoria e Prática ensinamos várias outras práticas de Legal Design. Clique aqui para conferir.

Se gostou do artigo compartilhe com seus colegas.

Compartilhe

Que tal fazer um curso completo de Legal Design?

Na nossa página de cursos você confere cursos gratuitos e um curso completo com teoria, prática e certificação profissional para se tornar um expert em Legal Design. Não perca a oportunidade, matricule-se agora!