Você já ouviu falar em visual law e legal design? Esses são conceitos que estão revolucionando a forma de comunicar o Direito, tanto no meio acadêmico quanto no profissional. Neste post, vamos explicar o que são essas técnicas, como elas podem beneficiar a sua atuação jurídica e mostrar um caso de sucesso de um escritório que usou o visual law para defender a OLX.
O que é visual law e legal design?
O visual law é a parte do legal design que utiliza técnicas visuais e de linguagem para facilitar a comunicação nos documentos jurídicos. O legal design é a interação entre o design, a tecnologia e o Direito proposta pela professora Margaret Hagan, da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford (EUA). Para ela, “é uma proposta inovadora para aprimorar documentos legais, produtos, serviços, políticas ou organizações”.
O objetivo do visual law e do legal design é tornar o Direito mais acessível, compreensível e persuasivo para os seus destinatários, sejam eles juízes, partes, promotores ou outros profissionais. Para isso, eles usam recursos como imagens, infográficos, vídeos, linhas do tempo, QR codes e outras ferramentas que melhoram a experiência do usuário.
Quais são os benefícios do visual law e do legal design?
O uso do visual law e do legal design pode trazer diversos benefícios para a sua comunicação jurídica, tais como:
- Aumentar a clareza e a objetividade dos seus argumentos;
- Combater o “juridiquês” e facilitar o entendimento dos seus interlocutores;
- Atrair a atenção e o interesse dos seus leitores;
- Reforçar a sua credibilidade e autoridade no assunto;
- Acelerar o trâmite processual e reduzir a quantidade de recursos;
- Democratizar o acesso à Justiça e promover a cidadania.
Como aplicar o visual law e o legal design na prática?
Para aplicar o visual law e o legal design na prática, você precisa seguir alguns passos:
- Identificar o seu público-alvo e entender as suas necessidades, expectativas e preferências;
- Definir o objetivo e a mensagem principal da sua comunicação;
- Escolher os recursos visuais e de linguagem mais adequados para transmitir a sua mensagem;
- Organizar as informações de forma lógica, hierárquica e coerente;
- Testar e avaliar os resultados da sua comunicação.
Um caso de sucesso: Queiroz Cavalcanti Advocacia e OLX
Um exemplo de como o visual law pode fazer a diferença na defesa dos seus clientes é o caso desenvolvido pelo escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia para a OLX, empresa global de classificados eletrônicos.
O desafio era mostrar de forma clara o funcionamento da plataforma aos tribunais do Nordeste, e, com isso, reverter o entendimento das decisões que iam de encontro à tese de defesa apresentada pela empresa de classificados virtuais.
As petições passaram a incluir a criação de infográficos, vídeos e ambientes simulados, facilitando o acesso do Judiciário às particularidades da atuação da empresa nas negociações entre seus usuários, principalmente quanto à criação de um hub de dicas de segurança, um ambiente com diversas informações aos usuários da plataforma, com a finalidade de protegê-los de eventuais golpes praticados por terceiros.
A aceitação desse novo modelo pelo Judiciário não poderia ter sido melhor. Em pouco mais de um ano de sua aplicação, 49 decisões foram proferidas, entre sentenças e acórdãos, e apenas duas delas não foram favoráveis à OLX. Ou seja, o êxito apresentado foi de 96%, demonstrando que as petições estavam atingindo os seus objetivos.
Conclusão
O visual law e o legal design são técnicas que vieram para ficar no meio jurídico. Eles representam uma forma inovadora de comunicar o Direito, com foco na resolução do problema do destinatário final. Ao usar essas técnicas, você pode melhorar a sua atuação jurídica, aumentando as chances de sucesso dos seus casos.
Se você quer saber mais sobre visual law e legal design, entre em contato conosco. Somos especialistas em comunicação jurídica e podemos ajudá-lo a aplicar essas técnicas na sua prática profissional.