Um dos recursos mais avançados do Visual Law é o Infográfico. Neste artigo vamos entender como utilizar este recurso em prol do seu sucesso profissional.
Com o grande número de processos a serem analisados pelos magistrados, fica fácil notar que as petições são cada vez mais difíceis de serem totalmente lidas com a atenção necessária. Normalmente os juízes fazem apenas uma leitura superficial do documento, e eventualmente, informações importantes são deixadas de lado. Como uma das soluções para o “somente passar de olhos”, os infográficos em petições judiciais destacam de maneira objetiva o que realmente importa, chamando a atenção para o fundamental e indispensável em uma tese jurídica.
O QUE SÃO INFOGRÁFICOS?
Infográfico é uma ferramenta usada para demonstrar informações através do uso e da combinação de imagens, textos e outros elementos gráficos, eles são utilizados em diversos setores, como o acadêmico e o profissional, com o objetivo de informar e explicar determinada informação.
É muito comum ver sua presença em artigos informativos de revistas ou em sites profissionais de notícias.
Segundo alguns estudos, ao visualizar um infográfico o cérebro humano utiliza ambos os lados, no seu lado direito, com a interpretação das imagens e do esquerdo, com a escrita e o raciocínio lógico.
A forma de aplicação dos infográficos pode ser conferida na descrição deste padrão no Legal Design Patterns.
COMO PODEMOS UTILIZAR O INFOGRÁFICO EM PETIÇÕES JUDICIAIS?
Os infográficos podem ser utilizados de diversas maneiras, a depender do objetivo da peça.
São tipos de infográficos:
- Dados estatísticos.
- Mostrar acontecimentos em ordem cronológica.
- Demonstrar semelhança e/ou diferença entre os fatos.
Assim, se o objetivo é demonstrar a ordem de fatores que levaram o cliente a determinada ação, em vez de fazer um texto corrido, em que se torna fácil se perder, pode ser usado um infográfico para mostrar os acontecimentos na ordem desejada.
Ou se deseja fazer uma comparação entre determinado julgado e o caso concreto, pode usá-lo para mostrar a semelhança que há entre eles, ou ainda se deseja comparar dados, como a porcentagem de cada sócio na empresa do cliente, pode realizar isso por meio da demonstração de dados estatísticos.
Vamos a um caso prático ocorrido aqui na KLSN: O escritório RGBH Advogados, que atua de forma brilhante no ramo do Direito Imobiliário, presta assessoria para construtoras em variados processos complexos. Neste caso, foi importante destacar o papel do seu cliente na sucessão dos fatos.
Para elucidar com mais clareza os fatos narrados, inserimos na contestação o seguinte infográfico:
Neste caso as imagens foram colocadas para ilustrar uma história. Observe que as imagens fazem sentido na aplicação do conteúdo, por exemplo, na primeira, em que cita a Construtora, a imagem remete a isso, apenas ao avaliar as imagens já é possível inferir a sucessão dos fatos. Ademais, com a combinação das caixas de textos, o entendimento do caso se torna mais claro e eficiente.
O mais importante neste caso é que com o uso do infográfico uma das seções mais importantes da petição se destaca, gerando interesse pelo juiz que analisa o caso. Além disso, algumas pesquisas apontam que o processo cognitivo do leitor é melhor estimulado com a combinação de texto e imagem.
INFOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA PARA O MARKETING JURÍDICO?
Outro relevante fator é que os infográficos também podem ser grandes aliados daqueles que buscam se destacar no marketing jurídico, servindo para a promoção de conteúdo, que deve respeitar o caráter técnico informativo.
Ademais, não é proibido o uso de infográficos como meio de publicidade, devendo respeitar os limites impostos pelo novo provimento da OAB para advogados.
Neste caso o infográfico criado foi para o escritório MASM Advogados, o objetivo foi promover uma notícia sobre o PIS e COFINS quanto à possibilidade de exclusão do ISS da base de cálculo. O infográfico traz informações referentes ao histórico do caso, o andamento do julgado perante o STF, recomendação e explicando até a tese utilizada. O infográfico apresenta informações de maneira a chamar a atenção e interesse do leitor, em vez de simplesmente divulgar a informação em texto corrido, segue comparação:
Observe que na primeira imagem, em que se tem o texto corrido, dificilmente um leitor será impactado pela mensagem. Já quando se aplicam os elementos visuais, na segunda imagem, combinado com as informações textuais, a chance de despertar o interesse se torna maior. Ademais, o uso de imagens que remetem ao texto, bem como a combinação com as caixas de textos traz harmonia e curiosidade.
ENFIM, QUAL O DIFERENCIAL DO USO DE INFOGRÁFICOS?
Um dos grandes pontos que diferencia as peças que trazem infográficos e as que não trazem é o fato de capturar de maneira mais fácil a atenção de quem está lendo o texto, tornando a leitura mais dinâmica. Este é um importante recurso de comunicação, diminuindo o cansaço visual e chamando atenção para fatos que realmente precisam ter a devida atenção.
Trata-se de um dos recursos mais eficientes da comunicação gráfica, e se bem aproveitado pelo profissional pode gerar excelentes resultados. Se precisar de ajuda em projetos como este, chame a gente para uma conversa sem compromisso.