Cada vez mais a inovação no ambiente jurídico vem sendo citada. Em um mercado concorrido e saturado, é essencial inovar para se destacar. E nada melhor do que utilizar o Legal Design para isso. Entenda como advogados podem usar o Legal Design no dia a dia.
Como já citamos em outro artigo, o Legal Design é uma abordagem que une principalmente o Direito, o Design e a tecnologia. Tem como intuito não só identificar problemas no uso de um determinado produto ou serviço, mas também mapeá-los e solucioná-los.
Como aplicar o Legal Design no dia a dia
O termo e o conceito podem parecer abstratos no primeiro contato, mas quando trazemos para nossa rotina diária fica bem mais fácil a compreensão do que se trata. Veja abaixo dois exemplos de como o advogado pode usar o Legal Design no dia a dia:
Manter a organização no ambiente de trabalho
Há várias etapas ao elaborar uma peça jurídica, desde sua criação até a entrega ao cliente final. Muitas atividades precisam ser realizadas pelo advogado e sua equipe ao longo desse processo, portanto, é preciso que haja uma organização no ambiente de trabalho. O advogado precisa conciliar sua rotina pessoal com seus afazeres do escritório, como o atendimento a clientes, consultorias, administrativo, financeiro, entre outros.
Para isso, pode-se implementar softwares ou agendas digitais na empresa que auxiliam nesta organização. Até mesmo uma agenda manual pode ser bem-vinda, desde que suas tarefas e compromissos estejam organizados e especificados na data, hora e local combinados. Essa organização previamente estabelecida serve não apenas para a rotina dos advogados e equipe, mas também para a perfeita funcionalidade do escritório, mesmo quando o chefe estiver ausente.
Adotando a abordagem do Legal Design, é possível identificar problemas na organização e na rotina do trabalho. Ao identificar esses problemas, vai se aperfeiçoando a comunicação e a operação da equipe, assim como outros pontos. Desta forma, todos ficam alinhados e evitam erros e problemas maiores.
Melhorar o atendimento ao cliente
Em qualquer nicho de mercado é essencial que haja um atendimento eficiente ao cliente, e no mercado jurídico não seria diferente. É importante que desde o primeiro contato o cliente seja bem atendido, com cordialidade, empatia e clareza. Você deve se perguntar: como fazer isso no dia a dia com a falta de tempo e a agenda cheia?
Para um bom atendimento, pode-se implementar o uso de chatbots para otimizar o primeiro contato. Dessa forma, o cliente é respondido mais rapidamente, e sua demanda é filtrada e enviada direto para o departamento responsável.
Outra forma de melhorar o atendimento é utilizar o Legal Design para mapear e entender a jornada do cliente, encontrando possíveis soluções rápidas que podem ser oferecidas sem a necessidade de contato direto com o advogado.
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